Busca no site:

O que fazemos

Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CDS)

A CDS tem por objetivo desenvolver os sistemas de informação para apoio às áreas de negócio do CAEd e clientes externos. Atualmente o portfólio de serviços conta com mais de 20 aplicações em produção para atuar na gestão da avaliação e gestão acadêmica. A CDS iniciou as atividades em 2007, sendo responsável pelo desenvolvimento do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) utilizado hoje por todas as 3.794 escolas da rede estadual de Minas Gerais.

Após o SIMADE, a CDS lançou o PROJOVEM em meados de 2008, utilizado em toda a esfera federal, controlando e monitorando as atividades de mais de 200 mil alunos. Uma versão para municípios também foi desenvolvida, o SisLAME, implantado em quase 200 municípios brasileiros além do estado de Alagoas. A coordenação conta atualmente com 26 desenvolvedores, todos certificados, com experiência e capacidade para produzir e desenvolver softwares baseados nas mais recentes tecnologias disponíveis no mercado. As atividades estão focadas no desenvolvimento ágil baseado no SCRUM para controlar a evolução dos serviços.

A CDS está organizada em 5 equipes, cada uma liderada pelo respectivo Product Owner (Dono do produto/projeto). De 15 em 15 dias, as equipes se reúnem e planejam as tarefas, num processo chamado de Sprint (corrida). Para acompanhamento das demandas externas e internas, utiliza-se o JIRA, que permite integrar as atividades, controlando o planejamento e a execução dos sprints.

Controle da Qualidade da Informação (CQI)

A CQI tem como objetivo qualificar a informação, seja ela de input ou output, para os diversos sistemas desenvolvidos pela CDS a partir do reconhecimento da natureza, categorização e identificação de agentes que possam modificá-las ao longo do ciclo de vida dentro de cada projeto, a fim de torná-la clara, precisa, confiável e acessível.

Este setor é responsável por elaborar e manter – por meio da ferramenta de Business Intelligence (BI) IBM Cognos – portais de informação para diversos projetos, permitindo melhor análise e compreensão da informação sob forma de relatórios, gráficos e cruzamento de dados, favorecendo tomadas de decisões melhores e mais assertivas.

Coordenação de Suporte (CSU)

O suporte CAEd recebe a maior parte das interações dos usuários de diversos sistemas e projetos da organização. A missão desta equipe é transformar interações em oportunidades de melhorias nas entregas dos projetos. Para isso utiliza-se uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM), que facilita a identificação de oportunidades nos pontos de contato (telefone, e-mail e presencial), gerencia as informações estatísticas recebidas no suporte e administra o retorno por parte dos usuários a partir de uma pesquisa específica.

Estes dados são utilizados para realimentar a operação com as necessidades dos usuários e as áreas de negócios com os anseios e necessidades apontadas por eles.

O suporte CAEd está subdivido nas seguintes áreas:

• Receptivo
Esta área é composta pelos atendentes de primeiro nível, que recebem a demanda por meio de contato telefônico, presencial, e e-mail. O setor é responsável por absorver a maior parte das demandas, com o intuito de solucionar as demandas prioritariamente no primeiro contato, através dos procedimentos definidos e divulgados na fonte de informação interna (Wiki), para que tenhamos qualidade, coerência e certeza na informação prestada.
• Segundo Nível
Esta área é formada por analistas que recebem as demandas provenientes do primeiro nível, onde não foi possível o tratamento imediato. Por isso eles necessitam assim da interface com as áreas de negócio da instituição (CDS, COA, COF e demais áreas) e o planejamento para resolução da mesma. Devido ao contato direto com o primeiro nível tanto por encaminhamento (workflow) quanto por suporte ao primeiro nível, esta equipe auxilia na confecção dos processos utilizados pela operação para o atendimento a necessidade dos usuários.
• Planejamento
Área formada por analistas de planejamento, responsáveis por pensar o suporte e subsidiar a operação com informações e processos necessários ao atendimento do primeiro e segundo níveis, além da implantação dos diversos projetos da organização por meio da interação com as diversas áreas de negócio, clientes e o próprio suporte.
• Qualidade
Esta área é composta por atendentes de qualidade. Tem como objetivo retroalimentar a operação com as diversas oportunidades qualitativas apontadas nas monitorias, a partir de feedbacks e ações específicas com foco na melhoria da qualidade da operação.

Coordenação de Implantação de Sistemas (CIS)

A coordenação está encarregada de implantar os sistemas de informação que suportam os diversos projetos do CAEd. A CIS participa de todo o ciclo de vida de implantação, desde a iniciação, passando pelo planejamento, até o fechamento do projeto, que é entregue ao suporte para a operação.

O setor monitora e comunica o desempenho do projeto. Os resultados que estiverem abaixo de um nível de desempenho aceitável são ajustados com ações corretivas para que o projeto volte a estar em conformidade com as linhas de base de custo, prazo e escopo. Essa comunicação é um dos principais elementos para projetos bem sucedidos e envolve, além da CIS, as demais coordenações envolvidas na implantação.